Vamos conhecer a castanha!

Vamos Conhecer a Castanha....

Castanhas
 Presume-se que a castanha teve origem na Ásia Menor, Balcãs e Cáucaso. A palavra latina castanea ( do grego Kastanon), está na origem dos termos castanha e castanheiro.
Este fruto seco é consumido desde a Pré-História  e foi durante muito tempo a base da alimentação, antes de a batata se ter espalhado pelo mundo.
Os Gregos e os romanos colocavam castanhas em ânforas cheias de mel que servia para conservar o alimento e impregná-lo com o seu sabor.
durante a Idade Média, nos mosteiros e abadias, monges e freiras utilizavam, frequentemente, as castanhas nas suas receitas, principalmente moída e usada como farináceo. Com o Renascimento, as gastronomia assume novo requinte, com novas fórmulas e confeções. Surge o marron glacé, que passou de França para Espanha e daí com as invasões francesas passou para Portugal.

A castanha é  colhida com maior abundância no mês de novembro e em Portugal a maior produção de castanhas é em Trás-os-Montes.


A árvore de onde vem a castanha é o castanheiro. Quando nasce, a castanha está protegida por uma "capa" cheia de picos - ouriço. Quando chega o Outono, o ouriço abre-se e a castanha cai, podendo ser apanhada.

BENEFÍCIOS DA CASTANHA

A castanha é rica em hidratos de carbono complexos, sob a forma de amido e fibra e contém poucas quantidade de proteínas e gorduras. Como contém gorduras mono e poilinsaturadas , pode reduzir os níveis de mau colesterol ( LDL) e aumentar o níveis de bom colesterol ( HDL). A sua composição em fibra representa uma vantagem, dado que pelos seus açucares serem de digestão lenta, evitam uma rápida subida de glicose no sangue e prolongam a saciedade.
É uma excelente fonte de energia, rica em vitaminas C e B6 ( que ajudam a combater muitas doenças e em sais minerais como potássio, fósforo e magnésio ( que fortalecem os ossos e os músculos). É também um ótima fonte de fibra ( que regula os intestinos).

AVELUDADO DE CASTANHAS 



 Ingredientes 
100g de presunto picado
100g de cebola picada
1 fio de azeite
500g de castanhas descascadas
300g de cogumelos brancos
400 ml de leite
800 ml de caldo de galinha fervente
1 pitada de pimenta
Sal q.b.
1 embalagem de tostinhas de alho e salsa
 Modo de preparação 

Para começar, aqueça o azeite e junte a cebola picada.
Deixe a cebola amolecer e junte as castanhas. Tape e deixe cozinhar em lume brando.
Entretanto, lave os cogumelos e pique-os em pedaços pequenos. Adicione às castanhas, mexa bem e deixe cozinhar durante mais cerca de 5 minutos com a panela tapada.
Regue o preparado com o caldo de galinha (a ferver) e deixe cozinhar até que as castanhas se fiquem macias.
Depois tempere com sal e pimenta e triture tudo com a varinha mágica.
Junte o leite e bata com a varinha até obter um creme liso.
Se necessário, retifique os temperos, e deixe cozinhar bem.
Depois é só servir a sopa e salpicar com o presunto picado. Pode acompanhar com as tostas de alho e salsa. 

Nesta altura do ano, pode ser interessante incluir a castanha, para uma prática mais regular de uma alimentação saudável e irreverente, pois este fruto seco, pode ser usado como farinha, puré, como acompanhamento de carnes, peixes, ou até guisados. poderá servir de lanche a realizar no carro ou transportes públicos, que permitirá manter a saciedade por mais tempo, especialmente no regresso a casa.

não esquecer também que em Portugal por alturas do São Martinho, realizam-se os tradicionais magustos onde se acompanha as castanhas assadas com jerupiga.

Texto elaborado por Maria João e Gonçalo Cabanelas Bessa, 7º A

Comentários

Mensagens populares