A Pêra


Pêra, descrita por Homero como "um presente dos deuses"


O velho ""Almanach do Parrador" editado no ano de 1866 regista uma lista de 46 diferentes variedades de pêra, todas pertencentes à flora lusitana, e então cultivadas em Portugal. Os especialistas de hoje afirmam existir no mundo mais de 400 tipos de pêras. 
A pereira floresce de abril a maio; frutifica 2 a 4 anos após a plantação.
A época de frutificação e maturação dos frutos depende da variedade e do clima da região. A primeira a frutificar é a variedade Lawson em junho/julho. Depois vai até janeiro consoante a variedade.
A colheita faz-se de julho a janeiro também consoante a variedade. Para saber se o fruto está bom para ser colhido, roda-se o fruto 1/4 sobre ele mesmo e o pedúnculo deve separar-se da árvore sem o puxar.

A pêra é um fruto muito nutritivo de sabor adocicado, é rica em sais minerais como, por exemplo, sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio. Possui vitaminas A, C e do complexo B. Cada 100 gramas deste fruto apresenta, aproximadamente, 52 calorias. Como é rica em fibras contribui para o bom funcionamento intestinal.


Receita de sumo de pêra com maçã e gengibre

Ingredientes
1 pêra
1 maçã
1 pedaço de gengibre

Preparação

Lave bem a fruta, corte-a aos pedaços com casca. Junte os pedaços de fruta e o gengibre num liquificador. Deve ser bebida de imediato para que a fruta não oxide. Se necessário, pode juntar um pouco de água.

Ana Catarina, 8º ano

Comentários

Mensagens populares