Hábitos de Alimentação e vida saudáveis


Uma boa alimentação é a base da vida, assim uma alimentação saudável deve ser uma preocupação para todos nós.
Saber comer é a regra principal para ter uma vida saudável e evitar doenças provocadas por uma má alimentação.
Uma alimentação saudável é: completa quando se come alimentos de cada grupo da roda dos alimentos e se bebe água diariamente; equilibrada quando se come uma maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão, de forma a ingerir-se o número de porções recomendadas; variada quando se comem diferentes alimentos dentro de cada grupo, variando diariamente e nas diferentes épocas do ano.
Devemos ter hábitos alimentares saudáveis, como por exemplo não esquecer a refeição mais importante do dia, o pequeno almoço;  comer a horas certas e em ambientes tranquilos; ingerir uma parte dos alimentos de cada um dos grupos, da Roda dos alimentos, nas devidas proporções; não passar mais de três horas sem comer, fazer seis refeições por dia; não consumir bebidas  alcoólicas, nem fumar; não abusar do sal, etc.
Deve dar-se também p+referência aos alimentos naturais, naturalmente ricos em nutrientes reguladores como as vitaminas, os sais minerais e as fibras. É sempre importante lembrar que a negligência com a saúde leva ao detrimento das funções orgânicas.
É importante praticar exercício físico, pelo menos 30 minutos por dia.
Cuidados como praticar exercício físico e ter bons hábitos alimentares,, contribuem para viver melhor os anos futuros.

Margarida, 5º B

Comentários

Mensagens populares